Rafael de Souza Pereira

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Revisão de 21h50min de 7 de setembro de 2014 por Victor.hugo (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Rafael Carioca
Informações pessoais
Nome completo Rafael de Souza Pereira
Data de nasc. 18 de junho de 1989 (35 anos)
Local de nasc. Rio de Janeiro-RJ , Brasil
Altura 1,79 m
Peso 72 kg
Apelido(s) Rafael Carioca
Informações profissionais
Clube atual Atlético (2014)
Número 18
Posição Volante
Revelado por Grêmio-RS (2008)
Princ. clubes Spartak Moscou, Grêmio e Vasco da Gama.
Total de jogos pelo Galo
Jogos 6
Gols 0
Estreia Figueirense-SC 2 x 2 CAM - 17/08/2014
Vitórias 3
Empates 2
Derrotas 1
Atualizado em 8 de setembro de 2014


Biografia

Início no Grêmio

Rafael de Souza Pereira, mais conhecido como Rafael Carioca, é um meio-campista de futebol revelado nas categorias de base do Grêmio. Após passar parte de sua juventude na base do Pão de Açúcar, equipe carioca, chegou ao tricolor gaúcho no time júnior. No início de 2008, subiu para a equipe profissional, mas em pouco tempo foi mandado de volta para os juniores pelo até então técnico Vágner Mancini. Em março daquele ano, sob o comando de Celso Roth, voltou a ter a chances e fez, enfim, sua estreia pelo clube em partida válida pelo Campeonato Gaúcho. Na ocasião, o Grêmio goleou o XV de Novembro por 4 a 1 em Campo Bom. Em pouco tempo, se firmou na equipe titular gremista e chegou a agradecer o comandante pela oportunidade[1][2]. Em alta, o atleta rasgou elogios a Roth. "A primeira pessoa que eu agradeço é o Celso, que me tirou do fundo do poço. Devo tudo isto a ele.", afirmou o volante. Em julho daquele ano, o clube renovara o contrato do meia por mais cinco temporadas, aumentando o seu salário e a multa rescisória. Um dos grandes destaques na bela campanha do Brasileirão, o volante atuou em 37 dos 38 jogos do torneio e despertou atenção de vários clubes europeus. Após o fim da competição e a conquista do vice-campeonato Nacional, a diretoria gremista anunciou a venda do volante ao Spartak Moscou, da Rússia[3]. A negociação gerou cerca de 4 milhões de euros e equilibrou as contas gremistas[4]. Sobre a possibilidade de ser menos observado no leste europeu, o atleta pensou na família e enfatizou o novo clube. "Tenho que pensar na questão financeira, ajudar a minha família. Vou tranqüilo. É um dos melhores times da Rússia.", afirmou Carioca[5].

Futebol europeu

Em sua primeira temporada no Spartak Moscou, vestindo a camisa 6, atuou em 23 jogos (sendo 22 como titular) e quase conquistou o título nacional. Ao final da temporada, o maior campeão do futebol russo encerrou o torneio com o vice-campeonato e a vaga para a UEFA Champions League. Ao final do ano, o jogador conseguiu acertar um empréstimo de 1 ano com o Vasco da Gama, recém-promovido à elite nacional[6].

Vasco da Gama

Antes de se apresentar ao cruz-maltino, o volante diz que o projeto do clube falou mais alto para seu retorno ao futebol brasileiro. "O projeto que o Vasco me apresentou me convenceu, foi muito interessante. Percebi que era algo que realmente poderia dar certo na minha carreira. A disputa da Libertadores é muito importante, me classifiquei com o Grêmio, mas saí antes de jogá-la. Além disso, tem a questão do meu primeiro filho nascer em março deste ano. Eu gostaria muito que ele nascesse no Brasil, perto da minha casa, para quando estiver maior, a partir daí, pensarmos em voltar para o futebol europeu", enfatizou o atleta[7]. Titular absoluto durante todo ano de 2010, Rafael não conseguiu junto ao clube alcançar os projetos da temporada. No Estadual, o clube ficou com o vice na Taça Guanabara; pelo Brasileirão, uma campanha modesta: apenas o 11° lugar e uma vaga na Copa Sul-Americana do ano seguinte. Já pela Copa do Brasil, o clube foi eliminado nas quartas-de-final pelo Vitória. Em 52 jogos na temporada, Rafael foi titular em 48 e atuou 4244 minutos, uma média de 81 por partida. Com o término do contrato, o volante retornou ao Spartak Moscou.

Volta ao Spartak

Em seu retorno ao clube russo, o volante já foi confirmado pelo treinador como titular no duelo diante do Basel pela Liga Europa. Em entrevista, afirmou a felicidade de poder vestir novamente a camisa do clube russo. "Estou muito feliz por voltar a vestir a camisa do Spartak. Estou mais maduro do que na minha primeira passagem e espero retribuir a confiança de todos no clube.", disse o jogador[8]. Além disso, o comandante do clube foi peça fundamental para seu retorno. "Um dos grandes motivos de eu ter voltado foi o fato de ser treinado novamente pelo Valery Karpin. Temos uma ótima relação. Foi ele quem pediu minha contratação quando estive aqui da primeira vez.", finalizou o volante.

No torneio europeu, o clube chegou a eliminar o Ajax, mas acabou caindo diante do FC Porto nas quartas-de-final. Pelo Campeonato Russo, conquistou novamente o vice-campeonato no final da temporada. Durante pouco mais de um ano, foram 41 jogos e média de 80 minutos em campo por partida. Ainda no final da temporada 2011/12, marcou seu primeiro gol como jogador profissional. Em jogo válido pelo Campeonato Russo, o brasileiro marcou o gol da vitória de 3 a 2 sobre o Zenit aos 43 do 2° tempo[9].

Em 2012/13, participou da campanha do clube na UEFA Champions League, mas o clube acabou sendo eliminado na primeira fase com apenas 1 vitória em 6 jogos. Curiosamente, o volante marcou contra o Benfica no triunfo por 2 a 1. Pelo Campeonato Russo, marcou mais um gol na goleada sobre o Dynamo Moscou, clássico local. Titular absoluto do clube, o jogador terminava a temporada com 35 jogos e 2 gols marcados.

No ano seguinte, o Spartak fez campanhas modestas em todos torneios em que disputou. Pela Liga Europa, eliminação ainda na fase pré-classificatória. Nos torneios nacionais, queda pré-matura na Liga da Rússia e apenas 6° colocado no Campeonato Russo. O camisa 6 atuou em 31 jogos, sendo 26 como titular e nenhum gol marcado.

No início de agosto de 2014, o Atlético conseguiu a liberação do atleta para um empréstimo de um ano. Rafael desembarcou em Confins no dia 11 de agosto para realizar exames e assinar contrato com o clube.

Atlético

Logo em sua primeira entrevista na chegada ao aeroporto de Confins, o meia destacou sua principal qualidade e afirmou que vem ao Galo para buscar seu espaço. "Tenho a qualidade de sair jogando. Vi que no Atlético tem jogadores assim. Vim para fazer um bom papel como foi no Spartak. Se eu jogar ou não, depende do treinador. Mas vou dar o meu máximo", disse o brasileiro[10].

Ficha Técnica

Nome: Rafael de Souza Pereira
Posição: Volante
Data de Nascimento: 18 de junho de 1989
Local: Rio de Janeiro-RJ

Carreira

Grêmio-RS - 2008
Spartak Moscou-RUS - 2009
Vasco-RJ - 2010
Spartak Moscou-RUS - 2011/2014
Atlético - 2014

Multimídia

Partidas Disputadas

Ano 2014

201443 - 17/08/2014 - Figueirense-SC 2 x 2 Atlético - Campeonato Brasileiro
201444 - 20/08/2014 - Flamengo-RJ 2 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro
201445 - 23/08/2014 - Atlético 1 x 0 Internacional-RS - Campeonato Brasileiro
201446 - 27/08/2014 - Palmeiras-SP 0 x 1 Atlético - Copa do Brasil
201447 - 31/08/2014 - Coritiba-PR 0 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
201448 - 04/09/2014 - Atlético 2 x 0 Palmeiras-SP - Copa do Brasil

Títulos

Outros

2008 - 2° lugar Campeonato Brasileiro - Grêmio-RS
2008 - 3° lugar Troféu Craques do Brasileirão - Grêmio-RS
2009 - 2° lugar Campeonato Russo - Spartak Moscou-RUS
2011/12 - 2° lugar Campeonato Russo - Spartak Moscou-RUS

Referências