Página principal

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Revisão de 16h44min de 29 de julho de 2010 por Victor.hugo (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Pela sétima vez em sua história, o Atlético participará da Copa Libertadores da América. A primeira vez ocorreu em 1972, quando o clube conquistou o direito após ser o Campeão Brasileiro do ano anterior.

Sua melhor participação foi no ano de 2013, quando o Galo conquistou o torneio pela primeira vez. Comandado pelos astros Victor, Ronaldinho Gaúcho, e Diego Tardelli, o alvinegro venceu gigantes do futebol sul-americano como São Paulo e Newell's Old Boys e na decisão, derrotou o Olimpia do Paraguai.

Em 55 jogos na história, o Atlético conquistou 23 vitórias, empatou em 19 ocasiões e perdeu apenas 11. O atacante é o maior artilheiro do clube no torneio, com 11 gols marcados.

Clique aqui e saiba mais da edição de 2015.

19 de janeiro: Dia de São Mário

Principais Jogos...

Nasceram nesse dia...

  • 1973 - Nem, zagueiro com passagem pelo Atlético nos anos de 2002 e 03. Vestindo a camisa alvinegra, atuou em 32 partidas e não marcou gols.
  • 1978 - Alessandro, meio-campo revelado nas categorias de base do Atlético e com passagem pelo profissional em 1998. Em 5 jogos no clube, marcou apenas 1 gol.

Faleceram nesse dia...

Eventos...

Capa do jornal Estado de Minas de 27 de novembro de 2014. Crédito: Divulgação

Nos dias 12 e 26 de novembro de 2014, Atlético e Cruzeiro se enfrentaram pela primeira vez na história dos clássicos em uma decisão de torneio nacional. Após eliminar Palmeiras, Corinthians e Flamengo, o Galo fazia duelo com seu rival, que teve um caminho mais tranquilo ao bater Santa Rita de Alagoas, ABC de Natal e Santos. Na primeira partida no Independência, o Atlético sobrou em campo e venceu com facilidade por 2 a 0. Na decisão no Mineirão, mesmo com a maioria de torcedores do Cruzeiro, o Galo se impôs e venceu novamente, desta vez por 1 a 0. Na história dos confrontos em torneios nacionais, o Atlético venceu o Cruzeiro em todas oportunidades e sem perder nenhuma partida. Clique aqui e relembre a trajetória do alvinegro no torneio.

TV Galo

O Atlético se sagrou campeão da Copa do Brasil 2014 ao vencer o Cruzeiro pela quarta vez na temporada, desta vez pelo placar de 1 x 0, no segundo jogo da final.

O clássico foi disputado na noite desta quarta-feira, no Mineirão, que viu a quarta volta olímpica alvinegra desde a sua reinauguração.

O gol do título histórico foi marcado pelo artilheiro Diego Tardelli.

Atlético x Cruzeiro 26.11.2014

No jogo de ida da final, na Arena Independência, o Atlético venceu por 2 a 0, gols de Luan e Dátolo.

Com a conquista nacional, o Galo assegurou vaga na Copa Libertadores da América de 2015, confirmando sua terceira participação seguida na principal competição do continente.

  Este item está em fase de estruturação.  



Foto do ex-ponta do Atlético, Éder Aleixo.

Revelado pelo América-MG em 1975, Éder Aleixo se transferiu para o Grêmio-RS. Pouco tempo depois, veio ao Atlético, seu time do coração, numa troca envolvendo o meia Paulo Isidoro. Éder se tornou um grande ídolo da Massa atleticana e foi convocado várias vezes para a Seleção Brasileira, chegando a participar da Copa do Mundo de 1982. Pelo Galo, Éder atuou em 368 jogos e marcou 122 gols. Clique aqui e conheça um dos maiores jogadores da história do alvinegro.

Confira aqui os próximos confrontos do Atlético na temporada:
Motivo Data Horário Time 1 X Time 2
Florida Cup 11/01/2017 22h Bayer-ALE x Atlético
Florida Cup 14/01/2016 19h T.B. Rowdies-EUA x Atlético
Mineiro 29/01/2017 17h Atlético x América/TO
Pr. Liga 01/02/2017 19h30 Cruzeiro-MG x Atlético
➜ O atacante Reinaldo possui a melhor média de gols de um artilheiro do Campeonato Brasileiro. Em 1977, o ex-jogador marcou 28 gols em 18 jogos, média de 1,55 por partida.

➜ O Atlético é o único clube de Minas Gerais a disputar uma competição profissional organizada pela FIFA.
➜ No dia da morte de seu pai, o atacante Ubaldo pediu para atuar em um clássico mineiro. O Galo bateu o Cruzeiro naquela ocasião.
Ronaldinho Gaúcho é o único jogador do planeta a conquistar: Copa do Mundo, UEFA Champions League, Copa Libertadores da América, Recopa Sul-Americana e o troféu de melhor jogador do mundo.

Contato

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail contato@centroatleticanodememoria.com.br

Créditos

Colaboradores do Galo Digital:

Personagens Alvinegros

AtletasPresidentes do ClubeTreinadoresDirigentesConselheirosFundadoresFuncionáriosAtleticanos IlustresPresidentes do Conselho

Galorabilia

DocumentosImpressosMaterial EsportivoIngressosVídeoÁudios

História

Anuário AlvinegroNotas CronológicasPartidas HistóricasPaixãoPioneirismoRecordesTorcidaCentenário

Patrimônio

EstádiosSímbolosTorcida AlvinegraArquivo CentralCidade do GaloDiamond MallHinoLabaredaSede de LourdesVila Olímpica

Futebol Profissional - Temporada 2025

Campeonato MineiroCopa Sul-AmericanaCopa do BrasilCampeonato BrasileiroCategorias de Base

Modalidades Esportivas

FutebolFutsalVôleiHandebolAtletismoBochaNataçãoTênis de MesaOutros Esportes

Títulos

Campeonato Brasileiro 1937Brasileiro 1971Brasileiro 2021Libertadores 2013Recopa 2014Copa do Brasil 2014Copa do Brasil 2021Conmebol 1992Conmebol 1997Campeonatos MineirosCampeão do GeloLista de todos os títulos

Associações e Projetos Alvinegros

Centro Atleticano de MemóriaAmigos do GaloTV GaloGalo Digital

Confrontos - Futebol Profissional

América MineiroCruzeiroVilla NovaBotafogoFlamengoFluminenseVascoCorinthiansPalmeirasSantosSão PauloInternacionalGrêmioPaísesTodos os demais adversários

Estádios - Confrontos Futebol Profissional

Arena MRVMineirãoIndependênciaMaracanãMorumbiEngenhãoPacaembuArena CorinthiansArena do GrêmioAllianz ParqueBeira-RioSão JanuárioCastor CifuentesIpatingãoVila BelmiroLista de Estádios