Pela sétima vez em sua história, o Atlético participará da Copa Libertadores da América. A primeira vez ocorreu em 1972, quando o clube conquistou o direito após ser o Campeão Brasileiro do ano anterior.
Em 55 jogos na história, o Atlético conquistou 23 vitórias, empatou em 19 ocasiões e perdeu apenas 11. O atacante Jô é o maior artilheiro do clube no torneio, com 11 gols marcados.
1973 - Nem, zagueiro com passagem pelo Atlético nos anos de 2002 e 03. Vestindo a camisa alvinegra, atuou em 32 partidas e não marcou gols.
1978 - Alessandro, meio-campo revelado nas categorias de base do Atlético e com passagem pelo profissional em 1998. Em 5 jogos no clube, marcou apenas 1 gol.
Nos dias 12 e 26 de novembro de 2014, Atlético e Cruzeiro se enfrentaram pela primeira vez na história dos clássicos em uma decisão de torneio nacional. Após eliminar Palmeiras, Corinthians e Flamengo, o Galo fazia duelo com seu rival, que teve um caminho mais tranquilo ao bater Santa Rita de Alagoas, ABC de Natal e Santos. Na primeira partida no Independência, o Atlético sobrou em campo e venceu com facilidade por 2 a 0. Na decisão no Mineirão, mesmo com a maioria de torcedores do Cruzeiro, o Galo se impôs e venceu novamente, desta vez por 1 a 0. Na história dos confrontos em torneios nacionais, o Atlético venceu o Cruzeiro em todas oportunidades e sem perder nenhuma partida. Clique aqui e relembre a trajetória do alvinegro no torneio.
O Atlético se sagrou campeão da Copa do Brasil 2014 ao vencer o Cruzeiro pela quarta vez na temporada, desta vez pelo placar de 1 x 0, no segundo jogo da final.
O clássico foi disputado na noite desta quarta-feira, no Mineirão, que viu a quarta volta olímpica alvinegra desde a sua reinauguração.
O gol do título histórico foi marcado pelo artilheiro Diego Tardelli.
Com a conquista nacional, o Galo assegurou vaga na Copa Libertadores da América de 2015, confirmando sua terceira participação seguida na principal competição do continente.
Revelado pelo América-MG em 1975, Éder Aleixo se transferiu para o Grêmio-RS. Pouco tempo depois, veio ao Atlético, seu time do coração, numa troca envolvendo o meia Paulo Isidoro. Éder se tornou um grande ídolo da Massa atleticana e foi convocado várias vezes para a Seleção Brasileira, chegando a participar da Copa do Mundo de 1982. Pelo Galo, Éder atuou em 368 jogos e marcou 122 gols. Clique aqui e conheça um dos maiores jogadores da história do alvinegro.
➜ O atacante Reinaldo possui a melhor média de gols de um artilheiro do Campeonato Brasileiro. Em 1977, o ex-jogador marcou 28 gols em 18 jogos, média de 1,55 por partida.
➜ O Atlético é o único clube de Minas Gerais a disputar uma competição profissional organizada pela FIFA.
➜ No dia da morte de seu pai, o atacante Ubaldo pediu para atuar em um clássico mineiro. O Galo bateu o Cruzeiro naquela ocasião.
➜ Ronaldinho Gaúcho é o único jogador do planeta a conquistar: Copa do Mundo, UEFA Champions League, Copa Libertadores da América, Recopa Sul-Americana e o troféu de melhor jogador do mundo.