Cidade do Galo: mudanças entre as edições
Linha 25: | Linha 25: | ||
Em [[1999]], o Atlético passou a priorizar o Centro de Treinamento como local de treinamento dos atletas profissionais, tendo realizado obras nos vestiáriosinacabados para atletas e Departamento Médico. Neste mesmo ano, deixou de treinar na [[Vila Olímpica]] e passou a utilizar as instalações do Centro de Treinamento. | Em [[1999]], o Atlético passou a priorizar o Centro de Treinamento como local de treinamento dos atletas profissionais, tendo realizado obras nos vestiáriosinacabados para atletas e Departamento Médico. Neste mesmo ano, deixou de treinar na [[Vila Olímpica]] e passou a utilizar as instalações do Centro de Treinamento. | ||
[[Imagem:2010 CidadedoGalo.jpg|right|270px|thumb|Entrada principal da Cidade do Galo. ''Crédito: [[Bruno Cantini]]'' ]] | |||
A partir de [[2001]], as obras tomaram grande vulto. Foram feitos grandes investimentos na construção de novo prédio para os atletas profissionais (Hotel para concentrações) e mais um cmapo, também de dimensões oficiais. Dois outros campos para as divisões de base além da readaptação do antigo prédio em premoldado da PRECON (inacabado), agora destinado ao futebol amador. Em agosto de [[2005]], todas as divisões do futebol amador, foram transferidas e alojadas nas modernas instalações inauguradas. Nesta fase da transferência houve a colaboração da [[Amigos do Galo|Associação Amigos do Galo]]. | A partir de [[2001]], as obras tomaram grande vulto. Foram feitos grandes investimentos na construção de novo prédio para os atletas profissionais (Hotel para concentrações) e mais um cmapo, também de dimensões oficiais. Dois outros campos para as divisões de base além da readaptação do antigo prédio em premoldado da PRECON (inacabado), agora destinado ao futebol amador. Em agosto de [[2005]], todas as divisões do futebol amador, foram transferidas e alojadas nas modernas instalações inauguradas. Nesta fase da transferência houve a colaboração da [[Amigos do Galo|Associação Amigos do Galo]]. |
Edição das 22h41min de 20 de fevereiro de 2010
Introdução
<shtml hash="2b1a016b832e376d0d9e59f3308d3a32"><iframe src="http://www.gigapan.org/media/gigapans/22294/options/nosnapshots,hidetitle/iframe/flash.html" frameborder="0" height="250" scrolling="no" width="100%"></iframe></shtml>
A Cidade do Galo é um dos maiores e mais completos centros de treinamento e concentração da América do Sul. As modernas instalações colocam o Atlético no rol dos clubes com melhor infra-estrutura para futebol profissional e de base no mundo. O reconhecimento é tanto, que no mês de Julho, de 2008, a Seleção Brasileira se concentrou no CT do Galo para o confronto contra a Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.
A História
O Centro de Treinamento do Galo teve sua história iniciada em 29 de dezembro de 1980 com a compra de uma área de 64.320 m² localizada em Vespasiano, Minas Gerais. Quatro anos depois, em 12 de dezembro de 1984, foi adquirida uma nova área anexa, perfazendo uma área total de 100.320 m².
A construção do primeiro campo teve início em 1982, com dimensões oficiais e sistema de drenagem perfeita, sendo construída e tendo mão-de-obra do próprio Atlético.
O acordo com a PRECON Industrial S/A de prestação de serviços com fornecimento e montagem de peças premoldadas de concreto foi firmado em 14 de janeiro de 1984 para:
a) Construção do prédio da concentração;
b) Da lavanderia, vestiário, almoxarifado;
c) Departamento Médico;
d) Galpão.
O contrato previa o pagamento, pelo Atlético, com publicidade em suas camisas de jogos, sendo a PRECON a segunda empresa a fazer publicidade nas camisas do Clube, ou seja, no período de 10/01/84 a 10/01/85.
Após 1985 e até 1998, pouca coisa foi feita no então Centro de Treinamento do Galo. Os campos eram usados eventualmente para treinamentos, ora do profissional ora do júnior, pois ainda eram utilizados os vestiários da Vila Olímpica pela falta de estrutura adequada do Centro, já que as obras estavam praticamente paralisadas, restringindo tão somente a conservação do gramado e de manutenções diversas.
Em 1997, com o advento do Vila Acqua Park e a consequente demolição do campo nº02, já se manifestava a intenção de transferência das atividades do futebol da Vila Olímpica para o Centro de Treinamento. Nesta ocasião, pequenos investimentos foram realizados através da Construtora Épora, parceira do Clube no empreendimento Vila Acqua Park.
Em 1999, o Atlético passou a priorizar o Centro de Treinamento como local de treinamento dos atletas profissionais, tendo realizado obras nos vestiáriosinacabados para atletas e Departamento Médico. Neste mesmo ano, deixou de treinar na Vila Olímpica e passou a utilizar as instalações do Centro de Treinamento.
A partir de 2001, as obras tomaram grande vulto. Foram feitos grandes investimentos na construção de novo prédio para os atletas profissionais (Hotel para concentrações) e mais um cmapo, também de dimensões oficiais. Dois outros campos para as divisões de base além da readaptação do antigo prédio em premoldado da PRECON (inacabado), agora destinado ao futebol amador. Em agosto de 2005, todas as divisões do futebol amador, foram transferidas e alojadas nas modernas instalações inauguradas. Nesta fase da transferência houve a colaboração da Associação Amigos do Galo.
Em 03 de outubro de 2006, num jogo contra o Guarani de Campinas, houve a primeira concentração dos atletas profissionais já no novo e moderno Hotel, saíndo definitivamente de hotéis particulares. Na data de 12 de novembro de 2006, foi realizada, oficialmente, a inauguração com a presença da diretoria, imprensa, autoridades e convidados.
Em 11 de dezembro de 2006, o Presidente do Clube, Dr. Ricardo Annes Guimarães, efetuou uma doação ao Clube incorporando uma nova área contínua de 144.459,64 m², destinada a construção de mais campos de treinamentos e outras instalações, antes negociada pelo Clube em data de 28 de novembro de 2002, através de contrato de compra e venda, totalizando uma área, até os dias atuais, de 244.779,64 m².
Em 2007 e 2008, outros melhoramentos foram realizados pelo Clube, culminando em Julho de 2008 com a vinda da Seleção Brasileira de Futebol para o jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, contra a Seleção da Argentina, no Mineirão, tendo toda a delegação da Confederação Brasileira ficado hospedada e utilizando as instalações para os treinamentos.
Nesta ocasião, muitos elogios foram feitos por todos. Tanto imprensa brasileira como a estrangeira não economizaram os elogios e comparações com os outros clubes brasileiros e internacionais. A CIDADE DO GALO, nome surgido por volta de 2004/2005 e com o registro da marca concedido pelo INPI em 26 de dezembro de 2007, foi divulgada, por imagem, escrita e falada, para todo o Brasil e exterior, tornado-se definitivamente conhecida.
Apesar de tudo isto, ainda temos projetos de sua ampliação com a construção de mais três campos para treinamentos na sua nova área de 144.000,00 m², além de um pequeno estádio para as divisões de base do Clube.
Estrutura
Área do Terreno: 244.460m²
Àrea Construída: 5.850m²
Profissional
A estrutura é formada por quatro campos de tamanho oficial, vestiários, academia completa e toda a infra-estrutura para os departamentos médico, de fisiologia e fisioterapia, além de um hotel cinco estrelas para concentração da equipe profissional que conta com 20 apartamentos completos e refeitório, cozinha, salão de jogos, auditório, sala de televisão e um deck de madeira com vista panorâmica.
A Cidade do Galo tem, ainda, sala de Raio-X, equipamento para ultra-sonografia, Consultório dentário, sala de musculação com equipamentos de última geração, piscina aquecida, tanque de gelo, caixa de areia, lavanderia e Sala de Imprensa com vista privilegiada para um dos campos de treinamento.
Categorias de Base
Além de toda a infra-estrutura para a equipe profissional, a Cidade do Galo também oferece excelente condição para as categorias de base do Clube. Cerca de 80 jovens atletas moram em um hotel que conta com mais de 20 apartamentos quadruplos, com banheiro, armário e varanda, academia completa, departamentos médico, de fisioterapia e odontológico.
No dia 24 de Outubro de 2007, o hotel da base foi ampliado com a construção da Ala Torcedor-Colaborador, que abrigará delegações estrangeiras através do Programa de Intercâmbio e foi construída com recursos do Projeto Torcedor-Colaborador. O hotel das categorias de base tem, ainda, refeitório, sala de pedagogia, biblioteca, salão de jogos e uma lan house com 12 estações de trabalho.
O Clube também já está trabalhando na construção de mais quatro campos na Cidade do Galo e de um pequeno estádio para as categorias de base, com toda a infra-estrutura necessária para a realização de partidas.
Localização
MG 424, km 21, Vespasiano, MG
<googlemap version="0.9" lat="-19.744005" lon="-43.958863" zoom="17"> </googlemap>